Abertas inscrições para o Startup Way UPE & Federais Club

Estudantes de graduação, especialização e pós-graduação da Universidade de Pernambuco podem participar do Startup Way UPE & Federais Club, o maior intercâmbio online entre instituições públicas de ensino superior do estado.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de maio pelo link https://bit.ly/3oewTd1. Esta atividade extracurricular, que acontecerá via plataforma Zoom, dará direito a certificado.

O desafio será montar uma equipe para construir, em 30 horas, uma proposta de uma problemática da sociedade. Os grupos podem ser formados dentro da própria instituição ou com integrantes de várias universidades.

A intenção é desenvolver negócios inovadores e escaláveis que venham trazer soluções para atender ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas. A descrição dos 17 ODS está disponível neste link: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030.

O evento, que tem como tema “Construindo o futuro com propósito!”, contará com palestras de representantes nacionais da ONU e de consultores diferenciados do mercado. A ação é promovida pelo Sebrae-PE e pelo Sebraelab.

As cinco melhores equipes participarão, como premiação, do curso Bootcamp no Sebraelab online, de forma totalmente gratuita.

Semana da Enfermagem na UPE terá eventos na FENSG, Campus Petrolina, Procape, Cisam e HUOC

Escolhido pelo Conselho Internacional de Enfermeiros como o Dia Mundial da Enfermagem, o 12 de maio representará o início da Semana da Enfermagem na Universidade de Pernambuco (UPE) com uma série de eventos tanto em suas unidades acadêmicas quanto no seu complexo hospitalar.

Estão programados palestras virtuais, minicursos e um simpósio. As ações serão promovidas pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), pelo Campus Petrolina, pelo Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), pelo Centro Universitário Integrado Amaury de Medeiros (Cisam) e pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).   

Neste ano, o tema nacional é “O trabalho da enfermagem em contexto da crise”. As dificuldades da categoria em relação à pandemia de coronavírus serão abordadas em diversos encontros. Palestrantes falarão sobre questões como síndrome de Burnout, adequação da nutrição em período de Covid-19 e saúde digital.

Nos dias 20 e 21 acontecerá o I Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva do HUOC/UPE, voltado para estudantes de graduação e profissionais de saúde. A inscrição pode ser feita através deste link: https://forms.gle/2QqvQWySHmRFecFJ9.

Os eventos na UPE ocorrem até o dia 27 de maio. O Dia Mundial da Enfermagem foi escolhido para homenagear Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, que criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra. No Brasil, a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.

SEMANA DA ENFERMAGEM FENSG

SEMANA DA ENFERMAGEM CAMPUS PETROLINA

SEMANA DA ENFERMAGEM CISAM

SEMANA DA ENFERMAGEM HUOC

SEMANA DA ENFERMAGEM PROCAPE

 

Programa de podcasts da Universidade de Pernambuco difunde benefícios da atividade física

O Movimente-se é um programa de podcasts da Universidade de Pernambuco que tem por objetivo difundir benefícios da atividade física na promoção da saúde e da qualidade de vida, além de ampliar e potencializar, em estudantes, conhecimentos sobre comportamentos saudáveis e atividades físicas orientadas por meio remoto.

As gravações produzidas pela comunidade acadêmica da UPE divulgam para a população em geral, via canais digitais, orientações de atividades físicas e esportivas orientadas com vistas ao desenvolvimento de comportamentos saudáveis, que auxiliem no enfrentamento às Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) e à melhoria da qualidade de vida.

Os programas do Canal UPE nas Redes estão presentes no Spotify, Deezer, Apple ou no seu agregador de podcasts. Novos episódios são disponibilizados a cada segunda-feira.

https://open.spotify.com/show/1loLRJck1WZlTOz1DXdmdt?si=Mv599bxMRtGxxJvb4wGJfg

https://podcasts.apple.com/us/podcast/upe-nas-redes/id1566438032

https://www.deezer.com/br/show/2500802

Curso de extensão oferecido pela ESEF/UPE promove o autoconhecimento para uma vida mais feliz

Estudantes de graduação da Universidade de Pernambuco podem se inscrever no curso de extensão “O autoconhecimento e a autoeducação para uma vida (acadêmica) feliz”, coordenado pela professora da Escola Superior de Educação Física (ESEF/UPE) Suzana Lopes Cavalcanti.

São 60 vagas disponíveis e 10h de carga horária creditada dividida em cinco encontros. A atividade faz parte das ações da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UPE.

O curso visa auxiliar universitários para além de seus conhecimentos acadêmicos específicos da área de estudo e pesquisa. Uma oportunidade para reflexões e ações acerca do ser, pensar, sentir e agir no mundo.

Os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, no horário de 16h às 18h. O início será no dia 16 de junho. A última reunião está prevista para 14 de julho.

As inscrições podem ser feitas através deste link: https://forms.gle/Wewfpc6hqBt3GAd78.

Conteúdo do curso:

1º Encontro - Conhecer a si mesmo como um benefício à vida - Como eu me movo por entre as demandas contemporâneas? O que dizem as minhas pegadas inscritas todos os dias por onde passo? 2h.a.(duas horas-aulas).

2º Encontro - Raiva, angústia, impaciência, rancor, medo, impulsividade, agressividade, entre outras emoções: como lidar? Qual o tempo de validade de tais emoções? Quem dá o sentido para as minhas emoções? 2h.a. (duas horas-aulas).

3º Encontro - Descoberta do que agrega valor para fortalecer o bem viver na convivência (acadêmica) diária. Práticas e hábitos para cultivar a felicidade - uma introdução. 2h.a. (duas horas-aulas).

4º Encontro - As múltiplas formas de ser, pensar, sentir e agir no mundo – exercício prático e terapêutico por meio de expressão artística. 2h.a. (duas horas-aulas).

5º Encontro – Apresentação dos trabalhos e avaliação do curso. Exposição das produções de artes plásticas e audiovisuais. Fichas avaliativas. 2h.a. (duas horas-aulas).

Atividade de extensão da UPE promove I Seminário de Fisiologia Aplicada à Odontologia na perspectiva da inclusão social

Profissionais da saúde e da educação, familiares de surdos e interessados em aprender a língua de sinais Libras podem participar do I Simpósio Acadêmico de Fisiologia Aplicada à Odontologia, uma atividade de extensão da Universidade de Pernambuco que será realizada de forma online entre os dias 17 e 24 de maio. O evento tem o apoio do Programa Ciranda Inclusiva Bilíngue, que desde 2004 desenvolve na UPE ações de inclusão social, apoio às famílias com crianças surdas e formação de instrutores e intérpretes de Libras.

O objetivo do simpósio é viabilizar o acesso descritivo imagético inerente à compreensão do indivíduo surdo tanto pelas imagens como pela tradução em Libras que será disponibilizada posteriormente.

Os participantes assistirão a vídeos produzidos por acadêmicos do segundo período do curso de Odontologia no Instituto de Ciências Biológicas, onde funciona o básico do curso da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE) seguindo as regras da Técnica DVSA – Descrição Visual Sinalizada Aplicada. Os comentários ajudarão na reedição do material em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

A oferta deste material informativo e educativo em Libras no YouTube faz parte de um projeto piloto de adequação de outros materiais de áreas distintas da Saúde.

A proposta surgiu da consciência das dificuldades de muitas pessoas ouvintes entenderem, compreenderem e modificarem sua prática na perspectiva da inclusão e da acessibilidade comunicacional.

A carga horária do evento será de 60 horas para os apresentadores e 20 horas para os demais participantes. Haverá entrega de certificados. A plataforma utilizada será o canal Libras Pernambuco no YouTube.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo formulário disponível no link https://forms.gle/pXHb4nKYpiv1ibRc7.

Os interessados podem também fazer posteriormente um curso de capacitação material educativo bilíngue promovido pelo programa Ciranda Inclusiva Bilíngue. Não há limite de participantes.